Contador de Visitas

Advogados RJ

A Pirâmide Vermelha

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Livro A pirâmide vermelha conta de forma inovadora a mitologia egípcia

http://stat.correioweb.com.br/arquivos/divirta/materias2007/piramidevermelha300.jpg

Rick Riordan, depois do sucesso da saga Percy Jackson e os Olimpianos lança seu novo livro, agora em um novo local, mas com a mesma essência e diversão. Dessa vez, Riordan nos levará até o mundo egípcio, de deuses, pirâmides e faraós.

A Pirâmide Vermelha narra a história dos irmãos Carter e Sadie Kane, que tentam resgatar o pai, Julius – portador do espírito de Osíris – depois que ele realiza um feitiço para trazer a esposa de volta e acaba invocando Set, o deus do caos, dos desertos e da tempestade.

O livro revive um episódio ocorrido há muito com os deuses: a traição de Set. Durante um banquete preparado para Osíris, Set apresenta uma caixa de ébano e marfim, e diz que aquele que couber perfeitamente no recipiente passa a ser o novo dono. Osíris, após se deitar na caixa, é aprisionado por Set, que passa a ser o novo senhor dos deuses. Em seguida, Ísis, esposa e irmã de Osíris, começa uma busca incessante pelo marido e, ao achá-lo, engravida e tem Hórus, deus da vingança, responsável por destronar Set e reassumir o controle.

Se há algo que Riordan sabe fazer com maestria é criar uma narração interessante. E, desta vez, conseguiu inovar e agradar. São dois personagens diferentes contando a mesma história. É como se Carter e Sadie revezassem um gravador de voz e, em cada acontecimento, um tomasse o aparelho da mão do outro e começasse a falar. Mas, o que é de mais incrível, é a capacidade do autor de encarnar a personalidade de crianças, principalmente a de uma menina de 12 anos.

Sadie abriga a essência de Ísis, é teimosa, adora quebrar regras e não sabe o significado da frase: “não faça isso”. Ela foi criada com os avós maternos em Londres, longe do restante da família. O irmão mais velho, Carter, traz consigo o espírito de Hórus. É centrado, inteligente e sensato. Viajou a vida inteira com o pai por diversos museus e sítios arqueológicos e é a imagem e semelhança de Julius. Quanto aos poderes dos dois irmãos, tudo que deveria ser óbvio é descartado. Era de se esperar que Carter conseguisse ler hieróglifos e conjurar magia, mas esses atributos foram destinados a Sadie. O irmão ficou com as qualidades de guerreiro, capaz de façanhas dignas de deuses antigos.




Riordan é professor de história e confirmou que se tem algo que ele gosta mais do história grega, isso seria a mitologia egipcia e promete arrasar com essa nova história

0 comentários:

Postar um comentário